PNQS 2023: painel discute inovação em processos “Smart Cities” 

Sob moderação do diretor de Operação e Manutenção da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, primeiro debate do segundo dia do Seminário de Benchmarking teve como palestrante a diretora de Operações e Serviços da Comgás, Carla Sautchuk.

O primeiro painel do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento PNQS Ciclo 2023, nesta segunda-feira, 20 de novembro, abordou a Inovação em Processos “Smart Cities”. Sob moderação de Roberval Tavares de Souza, diretor Operação e Manutenção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Carla Sautchuk, diretora de Operações da Comgás, foi a palestrante que norteou a discussão. 

Promovido pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o PNQS é a única premiação do mundo que reconhece a excelência na gestão do setor e acontece até esta terça (21), em Atibaia/SP. Confira o álbum de fotos.

Carla e Roberval defenderam a parceria entre concessionárias de gás, energia e saneamento para oferecer um serviço com cada vez mais qualidade. “Tive e tenho a oportunidade diariamente com o núcleo compartilhado de obras e é uma inovação ter as utilities todas unidas no mesmo ambiente de operação, levando muito mais segurança, entrega e eficiência para as concessionárias”, comentou o diretor da Sabesp.

Além de Carla Sautchuk, o painel contou com a participação de uma brilhante seleção de representantes de empresas do setor. Estavam presentes Daniele da Silva Souza Moreira, da Concessionária Águas de Nova Friburgo (Grupo Águas do Brasil), Albino Junior Batista Campos, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) – Unidade de Negócio Leste (UNLE) e Valdemir Viana de Freitas, da Sabesp – Unidade de Gerenciamento Regional de Guarulhos (MNO).

Também compareceram Alessandro Muniz Paixão, da Sabesp – Departamento de Engenharia Oeste (MOE), Luiz Eduardo Carvalho Gomes, da Copasa – Unidade de Negócio Sul (UNSL) e Marcia Regina Freiberg, da Concessionária Águas de Pará de Minas (Grupo Águas do Brasil).