Empresas, especialistas, autoridades e profissionais do setor participaram do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento e da Cerimônia de Premiação. O Oscar do Saneamento aconteceu de 19 a 21 de novembro, em Atibaia-SP.
Uma celebração da excelência em gestão do saneamento. Assim foi o Ciclo 2023 do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Considerado o “Oscar do Saneamento”, o prêmio, o único do gênero no mundo, é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES desde 1997, por meio do Comitê Nacional da Qualidade ABES, e tem como objetivo reconhecer as organizações da cadeia produtiva que se destacam neste âmbito.
O Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação do Ciclo 2023 aconteceram de 19 a 21 de novembro, na cidade de Atibaia/SP.
O seminário, nos dias 19 e 20, reuniu profissionais e empresas de todo o país para discutir perspectivas de gestão e qualidade no setor, recebendo palestrantes prestigiados, além das apresentações dos cases selecionados para as categorias do prêmio. Contou com a presença de alguns dos maiores especialistas do saneamento, presidentes e diretores das companhias e membros da Diretoria da ABES, como o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e o secretário geral, Marcel Sanches, além dos coordenadores do Comitê Nacional da Qualidade em Saneamento ABES (CNQA), responsável pela organização do PNQS: Samanta Souza, coordenadora geral, Ana Malateaux, coordenadora adjunta, e Josivan Cardoso, secretário geral.
“O setor de saneamento mudou muito desde que o PNQS começou e eu penso que ele tem um papel nessas mudanças. O PNQS envolve a organização em todos os níveis, com profissionais e diversidade de responsabilidades e experiência”, ressaltou o presidente da ABES, durante o bate-papo no Talk Show PNQS 2023 (disponível no canal da ABES no YouTube).
Cerimônia de Premiação
No dia 21, a Cerimônia de Premiação contou com as presenças do prefeito de Atibaia, Emil Ono, e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende. Também participaram os representantes das empresas patrocinadoras desta edição do prêmio: Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea Saneamento; André Salcedo, presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp; Roberto Correa Barbuti, CEO da Iguá Saneamento; Marco Antônio dos Santos, diretor Técnico Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – Sanasa Campinas; e Carlos Alberto Gontijo, diretor Comercial do Grupo Águas do Brasil; e Fillipo Di Cesare, CEO da Engineering do Brasil.
O prefeito Emil Ono agradeceu à ABES pela escolha da cidade para sediar o importante evento. “Fico feliz de estar mais uma vez prestigiando, participando e rendendo minhas homenagens a todos os profissionais do saneamento básico,” declarou, destacando o avanço do saneamento pelo país. Finalizando seu discurso, Ono reforçou o convite para que o PNQS retorne à Atibaia no futuro.
Em sua fala, Natália Resende comentou sobre os números expressivos de candidaturas, organizações reconhecidas e finalistas do prêmio. “Demonstra como é importante trazer à tona assuntos que vieram se desenvolvendo ao longo do tempo, hoje foi muito falado dos nossos desafios olhando o todo, o saneamento, o novo marco”, frisou.
Marcel Sanches, secretário geral da ABES, na oportunidade representando o presidente Alceu Guérios Bittencourt, estendeu seus cumprimentos e agradecimentos a todas as autoridades, organizações, colaboradores e patrocinadores do PNQS Ciclo 2023. “Este é um momento importante onde reunimos profissionais, especialistas e entusiastas do setor para celebrar as conquistas e avanços significativos alcançados na gestão do saneamento básico do nosso país”, destacou. Ainda em seu discurso, Marcel relembrou o direito humano fundamental ao saneamento básico e salientou a importância de reconhecer e valorizar as pessoas e organizações que não medem esforços para evoluir e garantir um serviço eficiente de qualidade em todo o território nacional.
A coordenadora do CNQA, Samanta Souza, destacou a evolução do prêmio ao longo de seus vinte e seis anos de existência. “Há treze anos, o perfil das empresas que estavam aqui era absolutamente distinto. Os desafios que o saneamento nos impunha eram muito diferentes daqueles que nós estamos trazendo”, afirmou, celebrando o processo de construção da edição de 2023.
Números que representam o sucesso do PNQS
Organizado pelo CNQA desde a sua criação, em 26 anos o PNQS acumula grandes conquistas: mais de 700 candidaturas recebidas, com mais de 400 organizações candidatas reconhecidas e mais de 150 finalistas. No Ciclo 2023 candidataram-se 36 organizações, de todas as regiões brasileiras, que estão concorrendo nas categorias AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental; principal premiação); SQFSA (Selo de Qualidade dos Fornecedores da Prestação de Serviços e Insumos de Saneamento Ambiental); IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental); PEOS (Prêmio de Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental); e PGA (Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental).
Pactuando integralmente com a sustentabilidade socioambiental, o PNQS tem todos os princípios de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) incorporados em seu processo, especialmente no uso de matérias-primas sustentáveis na produção das placas, medalhas e troféus entregues às empresas reconhecidas e aos homenageados.
Conheça os premiados no Oscar do Saneamento pela excelência da gestão
Categoria IGS – Inovação da Gestão de m Saneamento Ambiental
Sabesp UGR Ipiranga – MCRE – GameFraude- Gameficação de Procedimentos na Irregularidade (Gabriel Alexandre Lima de Souza Seibarauskas)
Agreste Saneamento – Modelo de Gestão de Gente (Kayllane da Silva Teixeira)
Sabesp MLE Departamento de Engenharia de Operação Leste – Sistema de Suporte à Decisão em Gestão de Perdas 4.0 (Caroline Pereira Carvalho)
Categoria PEOS – Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental
Copasa – UNLE Unidade de Negócio Leste/ Capelinha – Gestão dos Extravasamentos de esgotos do SES de Capelinha (Nilton Gonçalves de Sousa)
Unidade de Gerenciamento Pirituba – MNU – Reduzir Perdas pela Curva ABC (Genival Abdias de Carvalho)
Sabesp – Unid. de Neg. Alto Paranapanema – RA – Previsão de Consumo de Energia Elétrica em 60 Minutos (Lucas Assis de Moraes)
Águas de Juturnaíba – CAJ Gerenciamento Sustentável de Resíduos Sólidos Operacionais (Edson de Assis Soares)
Categoria PGA | Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental
Sabesp – MOEC – Divisão de Controle Sanitário Oeste – Implantação de SGA em ETAs Aldeia da Serra e Vila Nova (Silvana Morales de Azevedo)
Reconhecimento Jornada da Excelência
Categoria MEGSA – Modelo de Excelência da Gestão no Saneamento Ambiental – Nível II Rumo à Excelência ESG: Sanasa Campinas
ABES INDEX ESG – Certificação pioneira no setor de saneamento ambiental – Nível Excelente Grau A: Grupo Águas do Brasil
Selo de Qualidade dos Fornecedores – SQF – Nível III Rumo à Excelência: Saint-Gobain Canalização
Reconhecimento Compromisso com a Excelência ESG Operadoras: Saneago
✓Saneago – Distrito Morrinhos
✓ Saneago – Distrito de Porangatu
✓ Saneago – Gerência Regional de Serviços de Palmeiras de Goiás
✓ Saneago Gerência Regional de Serviços de Inhumas
✓ Saneago – Distrito de Ceres
✓ Saneago – Distrito de São Luiz de Montes Belos
✓ Saneago – Distrito de Luziânia
Trofeú Quíron ESG Bronze – Operadoras
Concessionária Águas de Nova Friburgo – Grupo Águas do Brasil
Saneago – Distrito de Uruaçu
Saneago – Distrito de Planaltina
Nível B Primeiros Passos para a Excelência ESG – Operadora
✓ Concessionária de Saneamento Ambiental Serra S.A
Nível I Compromisso com a Excelência ESG – Apoio
✓ DESO – Gerência Sócio Ambiental GESA
Nível l Troféu Quíron ESG Bronze – Apoio
DESO – Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ)
Nível II Rumo à Excelência ESG – Operadoras
Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande -Sabesp RT
Saneago – Distrito de Inhumas
Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento
Nível II Troféu Quíron ESG Prata – Operadores
Unidade de Gerenciamento Regional de Guarulhos – Sabesp MNO
Unidade de Negócio Alto Paranapanema RA
Nível II Troféu Quíron ESG Ouro Operadoras
Concessionárias Águas de Juturnaíba – Grupo Águas do Brasil
Concessionária Águas Guariroba
Nível II Troféu Quíron ESG Prata – Apoio
Departamento de Planejamento Integrado e Relações Comerciais Leste – Sabesp MLI
Departamento de Engenharia Oeste – Sabesp MOE
Nível II Troféu Quíron ESG Ouro – Apoio
Departamento de Engenharia de Operação Leste – Sabesp MLE
Nível IIl Excelência ESG – Operadoras
Unidade de Negócio Centro – Sabesp MC
Agreste Saneamento – Iguá Saneamento
Atibaia Saneamento – Iguá Saneamento
Nível IIl Troféu Quíron ESG Platina – Operadoras
Concessionária Águas de Niterói – Grupo Águas do Brasil
Nível IIl Troféu Quíron ESG Diamante – Apoio Operadoras
Superintendência de Manutenção Estratégica – Sabesp MM
Nível IIl Troféu Quíron ESG Diamante – Operadoras
Copasa – Unidade de Negócio Oeste – UNOE
Copasa – Unidade de Negócio Norte – UNNT
Copasa – Unidade de Negócio Sul – UNLE
Copasa – Unidade de Negócio Leste – UNLE
Concessionária Águas de Pará de Minas – Grupo Águas do Brasil
A cada edição, o PNQS homenageia os profissionais que contribuem para seu sucesso. Este ano, foram entregues honrarias nas seguintes categorias: Examinador Destaque:
Sênior
Alipio Teixeira dos Santos Neto
Vinícius Alberto Adorno Vasílio
Examinador
Manoel Joaquim Pinto Neto
Examinador Estreante
Letícia Gonçalves
O troféus foram entregues aos homenageados pelos consultores do CNQA, Carlos Schauff e Rodolfo Candeia.
O PNQS 2023 também homenageou Oswaldo Serrano pela parceria e comprometimento com o PNQS nos últimos 25 anos. O Troféu foi entregue por Josivan Cardoso, secretário geral do CNQA.
Nercy Donini Bonato foi homenageada com a medalha Quíron pela participação decisiva na implementação e no aperfeiçoamento do PNQS. O troféu foi entregue pela coordenadora do CNQA, Samanta Souza.
Encerrando a série de homenagens do Oscar do Saneamento, o engenheiro Dante Ragazzi Pauli, ex-presidente nacional da ABES e coordanador da Câmara Temática de Comunicação da entidade, recebeu honraria da ABES/CNQA pelos anos de dedicação, parceria e comprometimento com o saneamento do Brasil. O troféu foi entregue pela coordenadora do CNQA, Samanta Souza.
Para celebrar o sucesso de mais um ciclo da premiação, a cerimônia de encerramento contou com um show especial de Luciana Mello e Simoninha, que entoaram clássicos da música popular brasileira eternizadas nas vozes de Djavan, Tim Maia, Jair Rodrigues, Beth Carvalho e outros tantos.
Evento carbono neutro
Em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a ABES realizou um mercado voluntário de carbono experimental durante o evento do PNQS Ciclo 2023. A iniciativa promoveu a neutralização das emissões de carbono dos participantes por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.
Acesse a galeria de fotos do evento
Durante o evento, foram realizadas 21 entrevistas com especialistas e profissionais do saneamento, que destacaram a importância da realização para o setor. Entrevistas do Talk Show PNQS 2023. Confira a playlist completa:
Confira a cobertura completa: Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2023: veja como foi o evento