PNQS 2020: especialista fala sobre gestão de ativos como vantagem competitiva no saneamento

Painel com palestra de Tico Monteiro integrou a programação de atividades abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube

Por Hugo Dourado

O penúltimo painel do terceiro dia do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2020, promovido online pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES, nesta sexta, 18 de dezembro, foi com o especialista em gestão de ativos, Tico Monteiro, sócio-diretor da Monteiro Associados. 

Na oportunidade, o palestrante discorreu sobre o tema “A gestão de ativos como vantagem competitiva no saneamento”. O painel integrou a programação de atividades do PNQS 2020 abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube.

Em sua explanação, Tico Monteiro contou um pouco do histórico do início da implementação dos processos de gestão de ativos nas empresas no Brasil e sua atuação em diversos setores e segmentos da indústria e cadeia produtiva. 

O especialista enumerou as mudanças que acontecem cada vez mais rápidas no mundo e elencou as principais características que o profissional precisa ter para se adaptar e conseguir gerir todos os seus ativos desde equipamentos até as pessoas que fazem parte de sua equipe. Entre elas: entender o contexto, aprender com os erros, ter uma visão sistêmica do cenário, evitar julgamentos e saber viver o momento presente.

Tico ainda explicou que é preciso maximizar os ativos dentro de uma economia circular e estar preparado para mudanças, uma vez que um planejamento de 15 ou 20 para uma empresa de saneamento vai sofrer alterações ao longo do período.

Na visão do palestrante, é importante que o setor de saneamento siga os fundamentos da gestão de ativos: liderança, garantia, alinhamento e valor. “Fazer mais com menos, sabendo administrar os riscos”, enfatizou Tico Monteiro.

Perdeu ou deseja rever este painel? Então clique aqui e assista!