Home
   Institucional
Quem Somos
Missão
Visão
   Destaques
   Boletins
   Reuniões CNQA
   Sites Importantes
   Missões de Benchmark
   Empresas Candidatas
   Patrocínios e Apoios
   Examinadores
   Instrutores
   CTIDSA - Câmara do GRMD
   CNQA
   Contato
   Ciclo PNQS
   RGs das Candidatas
   PNQS News
   GPI Brasil
      INSTITUCIONAL
            Quem Somos

Em 1991 a ABES, em conjunto com a Associação das Empresas de Saneamento Estaduais, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento elaborou o termo de referência do Programa Setorial da Qualidade e Produtividade do Saneamento Ambiental, para registro no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP).

O Comitê Nacional de Qualidade da ABES foi criado em agosto de 1995. O objetivo é: "estimular a prática de modelos gerenciais compatíveis com as tendências mundiais, reconhecer experiências bem-sucedidas que utilizam a metodologia e promover o intercâmbio das melhores práticas, possibilitando a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, através do aprimoramento do setor de saneamento."

Para atingir os objetivos do Programa vários projetos foram propostos: criação de comitês regionais da Qualidade, realização de eventos e publicações sobre a gestão pela qualidade total, promoção de fóruns de discussão, credenciamento da ABES como multiplicadora do Programa de Especialização em Gestão da Qualidade e o lançamento de um Prêmio de Qualidade.

Lançada a 1ª Edição do Prêmio ABES da Qualidade (PAQ)

Como o apoio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano - SEDU, o Comitê Nacional da Qualidade ABES - CNQA lançou no dia 23 de maio de 1997 a 1ª Edição do Prêmio ABES da Qualidade.


O PNQS

O PNQS, Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, é uma iniciativa instituída pela ABES para:

- Estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país;

- Reconhecer aquelas organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados superiores de desempenho.

- Divulgar as práticas das organizações reconhecidas, em seminários e publicações de relatórios de gestão e "Cases" finalistas e vencedores;

- Promover eventos de capacitação gerencial para essas organizações.


Categorias de Premiação

Existem quatro categorias de premiação no PNQS. Nas três primeiras - Nível I, Nível II e Nível III, todo o sistema de gestão completo de uma organização candidata é avaliado.

Na quarta categoria, a da Inovação da Gestão em Saneamento - IGS, uma prática de gestão específica que tenha sido introduzida ao longo dos últimos cinco anos calendário pela organização candidata é avaliada, na forma de um "Case".

Institucional | Agenda de Cursos | Reuniões CNQA | Sites Importantes | Missões de Benchmark | Empresas Candidatas | Patrocínios e Apoios | Examinadores | Instrutores | Contato | Ciclo PNQS